O Centro de Capacitação e Comércio (CCC) de Caxias do Sul teve a ocupação do espaço pelos vendedores ambulantes prorrogada mais uma vez. O adiamento da inauguração ocorre, segundo a Prefeitura, devido às reformas nas bancas, que devem ser iniciadas nesta semana. Inicialmente, era previsto que 77 ambulantes ocupassem as bancas, mas, com apenas 41 inscritos, serão disponibilizadas 46 bancas, sendo cinco de reserva. Com a mudança, se espera que as bancas, atualmente planejadas com quatro metros quadrados cada, tenham o tamanho ampliado. Além disso, os corredores serão alargados para melhorar a circulação do público.
No mês de fevereiro, durante o sorteio das bancas, a previsão era que o espaço fosse inaugurado ainda em março. O projeto, que já havia sido adiado anteriormente devido à necessidade de readequação, recebeu o novo plano de remodelação somente na última quinta-feira (13).
Conforme o secretário de Urbanismo, Adriano Bressan, ocorreram algumas intercorrências, de modo que todo o projeto precisou passar por uma nova aprovação dos proprietários do imóvel. Além disso, questões burocráticas, como a aprovação formal, acabaram atrasando a inauguração. No entanto, ele salienta que a reforma já está em execução, com a equipe trabalhando no local, e que a previsão de conclusão é de aproximadamente 15 a 20 dias.
A reforma do espaço não terá custo para o município, pois será realizada por meio de uma parceria com uma empresa privada. Além disso, desde 17 de fevereiro, capacitações gratuitas são realizadas no segundo andar pelo Banco do Vestuário.
O aluguel das bancas será custeado pelos ocupantes, enquanto o condomínio será subsidiado integralmente pelo município no primeiro ano. No segundo ano, os comerciantes pagarão 33% do valor do condomínio; no terceiro ano, 66%; e, no quarto ano, o valor será pago integralmente pelos ocupantes.