O futuro secretário da Saúde de Caxias do Sul informa que neste momento ainda está analisando um nome para cargo de adjunto da pasta. Rafael Bueno acrescenta que o então secretário Geraldo da Rocha Freitas Júnior e a então secretária-adjunta, Daniele Meneguzzi, se despediram dos cargos na última sexta-feira (26).
O novo titular da pasta relata que está compondo uma equipe enxuta e que recebeu da administração municipal carta branca para fazer qualquer modificação. Ele será empossado no dia 6 de outubro. Até lá, a pasta deve ser comandada de forma interina pelo diretor Jurídico, Mario Tadeucci.
Explica ainda que a partir de agora, irá buscar readequar a equipe com profissionais que estão na pasta, de acordo com ele, subaproveitados. Completa que os servidores da saúde têm um conhecimento vasto da área e precisam receber o protagonismo.
Nesse sentido, Bueno informa que convocou reunião para o dia 7 de outubro com todas as chefias para fazer o processo de integração, traçar as diretrizes para os próximos 100 dias e definir as ações fundamentais para começar o que chama de revolução na saúde pública da cidade.
Entre as mudanças, ele adianta a busca para encaminhar ao Legislativo projeto para readequação de alguns cargos. Aponta também a necessidade de readequação do funcionamento de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros setores da Saúde para que se possa otimizar recursos na gestão de pessoas. Ele aponta a busca para reverter a economia para quem mais precisa, que é a população na ponta do sistema.
Essa é a primeira mudança na Saúde no segundo mandato de Adiló Didomenico (PSD). Freitas Júnior ficou por nove meses no cargo. Já a vaga de Bueno na Câmara será ocupada pelo secretário de Habitação, José de Abreu.