O vereador Rafael Bueno (PDT) assumirá a Secretaria Municipal da Saúde a partir de outubro. Atual presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Bueno está no quarto mandato como vereador e construiu sua trajetória política com forte atuação no setor. Aos 34 anos, ele será o mais jovem secretário da Saúde da história do município e promete uma gestão marcada por resolutividade, modernização e busca por recursos.
Em sua atuação como vereador, Bueno já viabilizou cerca de R$ 50 milhões em recursos para a saúde pública caxiense, valores que possibilitaram desde ampliações no Hospital Geral em 110 leitos, até melhorias no Hospital Virvi Ramos e no Hospital Pompéia, além de intermediar a vinda do Ambulatório de Referência em Atendimento à Saúde da Pessoa Idosa, que em breve será aberto no Hospital Virvi Ramos, aquisição de ambulâncias para o Samu e reformas no Centro Especializado de Saúde (CES). Em entrevista a reportagem da Rádio Caxias, o futuro secretário admite que a pasta enfrenta um cenário delicado, mas que prefere encarar o desafio como uma oportunidade.
Entre as primeiras ações, Bueno afirma que pretende realizar uma coletiva de imprensa nos primeiros dias de gestão para apresentar o plano de trabalho dos 100 dias iniciais. A meta, segundo ele, é gerar uma economia de R$ 35 milhões em um ano, cortando despesas desnecessárias e otimizando recursos.
Bueno também defende uma “revolução tecnológica” na saúde municipal, com implantação de sistemas digitais e ferramentas de inteligência artificial para facilitar o acesso a consultas, exames e informações. A proposta é que os usuários do SUS em Caxias possam agendar atendimentos de forma rápida, sem enfrentar longas filas presenciais.
Além da reorganização interna, Bueno pretende manter a prática de buscar investimentos fora da cidade. Ele revelou já estar em articulação com a deputada federal Denise Pessoa (PT) para agenda com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ainda em outubro. O objetivo é trazer carretas da saúde para Caxias e ampliar o programa Mais Médicos.
Rafael Bueno foi eleito vereador com 21 anos (até então o mais jovem da história), com 1.838 votos. Além da Comissão da Saúde, ele também preside a Frente Parlamentar A Maesa é Nossa, no Legislativo. Bueno tem graduação em História, Geografia, Sociologia e Pós-Graduação em Direitos Humanos, além de estar cursando Psicologia.
A posse oficial está marcada para segunda-feira, dia 6 de outubro, às 11h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cristo Redentor. As situações do atual titular da pasta, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, e da secretária adjunta, Daniele Meneguzzi, ainda estão sendo avaliadas.