Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Quase um século após conquistar o voto, mulheres ainda enfrentam barreiras na política brasileira

  • Redação
  • 28/02/2026
Em 1955, eleitora vota para presidente da República. Foto: Agência Senado

Celebrado em 24 de fevereiro, o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil relembra a data em que as mulheres passaram a ter o direito de votar e serem votadas, em 1932. Inserido na primeira onda do movimento feminista, o sufrágio representou mais do que o direito de votar, significou o reconhecimento das mulheres como sujeitos capazes de decidir os rumos da nação. Quase um século depois, no entanto, a igualdade plena ainda não se concretizou.

A professora e coordenadora do curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Raquel Duarte, que pesquisa sobre o tema desde a graduação, explica que o movimento sufragista expressava a união das mulheres em torno de uma pauta comum. Segundo ela, a luta envolvia também o acesso ao mercado de trabalho e direitos na esfera familiar.

Apesar dos avanços legais ao longo das décadas, os números atuais mostram um cenário de sub-representação. Embora as mulheres sejam mais de 51% do eleitorado, isso não se reflete na ocupação dos cargos de poder. Dados da ONU Mulheres e da União Interparlamentar indicam que o Brasil ocupa a 133ª posição no ranking global de representação parlamentar feminina. Para Raquel, a igualdade formal não garante uma mudança imediata.

Na Câmara dos Deputados, apenas 18,1% das cadeiras são ocupadas por mulheres; no Senado, elas representam 19,8%. Nos ministérios, a situação melhora um pouco. Elas comandam 10 das 31 pastas, o equivalente a 32,3%. Mecanismos como as cotas de gênero nas candidaturas foram avanços importantes, segundo a professora, mas ainda há distorções, como candidaturas fictícias e desigualdade na distribuição de recursos partidários.

Raquel também destaca que o ambiente político segue marcado por violência e hostilidade. A criação de leis específicas para coibir a violência política de gênero evidencia a necessidade de garantir segurança e respeito às mulheres candidatas.

Além da esfera institucional, a desigualdade se manifesta no mercado de trabalho e na divisão de responsabilidades no espaço privado. Para a professora, a transformação passa pela educação desde a infância, promoção da igualdade e fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres.

Quase 100 anos após a conquista do direito ao voto, a data é motivo de celebração, mas também de reflexão. O desafio agora é transformar presença nas urnas em representação efetiva, passo fundamental para consolidar uma democracia mais plural e representativa.

Tags:
  • direito ao voto
  • igualdade
  • MULHERES na política
  • representatividade
  • voto feminino
Avatar
Redação

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Incêndio atinge casa no bairro Charqueadas, em Caxias do Sul

  • Redação
  • 28/02/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Incêndio atinge casa no bairro Charqueadas, em Caxias do Sul

  • 28/02/2026
ler post

Torneio de bocha da 35ª Festa da Uva reúne 46 equipes, com encerramento neste domingo (1º)

  • 28/02/2026
ler post

Programa oferece capacitação a entidades da assistência social na Serra

  • 28/02/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Juventude supera o Criciúma e vence a primeira partida no Brasileirão Sub-20
  • Caxias anuncia contratação de atacante que pertence a clube da Série B
  • Especial | Entre a incerteza e a luta por tratamento, a realidade das doenças raras no Brasil
  • Farnei Coelho é o novo Executivo de Futebol do Caxias
  • Juventude acerta contratação do centroavante Alan Kardec, ex-Athletico e São Paulo
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar