Quase sete meses após o crime que chocou Caxias do Sul, o Estado e Brasil, a Rádio Caxias veicula durante a sua programação de jornalismo nesta terça-feira (28), uma reportagem especial sobre o caso da professora esfaqueada dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental João De Zorzi, no bairro Fátima Baixo. O ataque, ocorrido em 1º de abril de 2025 e foi cometido por dois adolescentes com apoio de um terceiro. O caso continua a repercutir na comunidade escolar e reacende o debate sobre a violência nas instituições de ensino.
A produção e apresentação, assinada pelo jornalista e repórter Tales Armiliato, reúne depoimentos, entre eles, de integrantes da Polícia Civil, através da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e comando regional de polícia, da Secretária Municipal da Educação (SMED), do diretor da escola onde ocorreu o crime, da defesa da professora, do juizado, e com exclusividade, do marido da vítima. Com pouco mais de 15 minutos de duração, a reportagem especial intitulada ” A Violência em classe: a verdade por trás do ataque”, revisita o caso, detalha como foi o andamento das investigações e apresenta reflexões sobre as causas e consequências do episódio na Serra Gaúcha.

As investigações conduzidas pela DPCA apontaram que o crime foi planejado pelos jovens, que foram posteriormente apreendidos e permanecem internados na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Nos depoimentos a confirmação do indiciamento dos adolescentes apreendidos. Sentença proferida pelo titular do Juizado da Infância e Juventude de Caxias do Sul, Juiz Sílvio Viezzer.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em 2025, os casos de violência escolar aumentaram 27% no Brasil e 31% no Rio Grande do Sul. Especialistas alertam que a ausência de políticas públicas consistentes, somada à influência das redes sociais e à falta de apoio psicológico a alunos e professores, tem contribuído para o agravamento das situações de conflito dentro das escolas.

Em entrevista à Rádio Caxias, ainda em abril deste ano, a Secretária Municipal da Educação destacou que o município vem reforçando ações de mediação escolar, formação continuada e suporte emocional a docentes, mas reconheceu que o desafio é reconstruir o sentimento de segurança nas instituições. (Veja abaixo as medidas tomadas pela Secretaria Municipal da Educação depois do fato ocorrido na escola em abril).
Com depoimentos relatados marcantes dados à Rádio Caxias no dia da ocorrência, utilização de trilhas e informações exclusivas, a reportagem especial “A Violência em classe: a verdade por trás do ataque” busca compreender o que está por trás de um crime que ultrapassa o episódio isolado e expõe a urgência de repensar a convivência e a segurança dentro das salas de aula brasileiras.
Acompanhe, em áudio, a reportagem especial produzida pelo jornalista e repórter Tales Armiliato.

Medidas adotadas pela Secretaria Municipal da Educação após o fato na escola
– Implantação do EducAção Família-Escola, projeto que estava em produção desde antes do episódio na EMEF João de Zorzi. A proposta leva palestras a escolas de todos os territórios de aprendizagem, sobre temas como sobre temas diversos como comunicação afetiva, gestão de conflitos familiares, fortalecimento da família no processo educativo e na prevenção de problemas psicossociais (como o bullying), uso da tecnologia/mídias sociais, saúde emocional dos filhos e direitos e deveres das famílias. A iniciativa tem o apoio de diversos parceiros.
– Composição da Comissão Intersetorial de Segurança e Bem-Estar Escolar. O grupo é formado por representantes das Secretarias da Educação, Segurança Pública e Proteção Social, Saúde, Casa Civil e Fundação de Assistência Social (FAS) e trabalha para prevenir riscos, promover a saúde e implementar iniciativas para o bem-estar físico, social e emocional dos alunos. Em encontros periódicos, esse grupo tem buscado identificar necessidades e traçar estratégias de acordo com a área de atuação de cada pasta, com vistas a gerar uma rede de apoio intersetorial.
– Construção do Protocolo de paz e segurança nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O documento tem o objetivo de orientar e amparar a comunidade escolar na identificação, prevenção, enfrentamento e resposta a todas as formas de violência e acidentes e será apresentado à comunidade em breve.
– Desdobramento da Rede de Apoio à Escola (RAE), que funcionava em um único núcleo, em 18 redes, para ampliar o monitoramento e o planejamento de ações. A SMED faz parte da Rede junto de outras entidades.
– Criação de Instrução Normativa entre as Secretarias da Educação e da Saúde, para facilitar e normatizar o fluxo de informações entre as pastas e, assim, qualificar e agilizar a atuação da rede de apoio.
– Implantação do Núcleo de Acompanhamento Psicossocial da Educação (NAPS), voltado ao apoio psicossocial, promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho para os profissionais da educação. Esse serviço atende a uma demanda dos servidores e qualifica o serviço que já existia anteriormente na SMED. O NAPS atende a todos os servidores da SMED que são encaminhados ou que procuram apoio psicossocial.
– Ampliação de profissionais de Apoio Educacional nas escolas municipais.
– Realização de capacitações de professores em Círculos de Paz, com o objetivo de estimular a comunicação não violenta e a cultura de paz nas escolas.
– Dezenas de ações realizadas na EMEF João de Zorzi, tais como abordagens sobre comunicação não violenta, meditação e mindfulness, atividades com jogos, intervenções com psicólogos, círculos de paz, música e até abraço simbólico à escola, dentre outros. As atividades tiveram mediação da Secretaria Municipal da Educação e contaram com o apoio e participação de parceiros e da própria comunidade.
– Apoio total à professora diretamente envolvida, com disponibilização de todos os serviços do Núcleo de Acompanhamento Psicossocial da Educação (NAPS) Educação, voltado ao apoio psicossocial, promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho para os profissionais da educação.
(Informações enviadas pela Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Educação – SMED)
