O projeto “As Phynas em: Riso Inclusivo” realiza, no dia 21 de fevereiro, uma capacitação gratuita em acessibilidade em Bento Gonçalves. A atividade ocorre das 15h às 16h, na Sala Hip Hop, no bairro Humaitá, e é voltada a artistas, produtores culturais, educadores, estudantes e demais interessados.
A formação será ministrada pela especialista em acessibilidade Isabel Varriale Damian e marca o início da programação do projeto no município. O conteúdo abordará conceitos e práticas de acessibilidade atitudinal — relacionada à forma como as pessoas são acolhidas e tratadas nos diferentes espaços — além de acessibilidades comunicacionais, como noções básicas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e orientações sobre audiodescrição.
Segundo Isabel, a proposta é provocar reflexão sobre comportamentos e expressões que, muitas vezes naturalizados, podem reforçar preconceitos ou promover a invisibilização de pessoas com deficiência. A capacitação também tratará da importância de planejar a acessibilidade desde a concepção de projetos culturais, garantindo condições reais de participação e acesso.
A ação integra o projeto Riso Inclusivo, que prevê ainda quatro apresentações do espetáculo teatral “As Phynas em Fenabephy” e quatro vivências de palhaçaria feminina em instituições que atendem pessoas com deficiência, surdos e usuários do CAPS no município. Todas as atividades contarão com tradução em Libras e audiodescrição.
De acordo com a artista Mônica Blume, integrante do grupo, a iniciativa busca ampliar o acesso à cultura e descentralizar as ações artísticas. “A proposta é levar a arte a públicos que muitas vezes não conseguem acessar os espaços culturais tradicionais, reforçando a acessibilidade como um direito”, afirma.
Com foco no empoderamento feminino, o projeto utiliza o humor e a palhaçaria como linguagem para abordar questões do cotidiano das mulheres, promovendo reflexão por meio da comicidade.
O Riso Inclusivo é uma realização do Ministério da Cultura, da Prefeitura de Bento Gonçalves e da Secretaria Municipal de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. A expectativa é impactar cerca de mil pessoas ao longo das atividades.
As inscrições para a capacitação são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário online. Mais informações pelo WhatsApp (54) 99638-6690.
