A Associação dos Psicólogos do Nordeste do Rio Grande do Sul (Apisconor) promove, nesta segunda-feira (28), às 18h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, o lançamento do Projeto Resgate – Resgatando a Saúde Mental das Mulheres. A iniciativa tem como foco o acolhimento e o atendimento psicológico gratuito a mulheres vítimas de qualquer forma de violência: física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial.
O projeto surge como resposta aos alarmantes índices de violência registrados nos últimos meses. Apenas em 2024, Caxias do Sul contabilizou 1.008 casos de violência doméstica, mas apenas 150 resultaram em denúncias formais, da Secretaria da Segurança Pública (SSP-RS). No Estado, 27% das mulheres afirmam ter sofrido violência doméstica ou familiar nos últimos 12 meses. Além disso, mais de 400 mil denúncias de violência psicológica contra mulheres foram registradas no país em 2024.
A presidente da Apisconor e coordenadora do projeto, psicóloga Maria Marlene Faria, destaca que a iniciativa busca esclarecer de que forma a violência psicológica ocorre, muitas vezes considerada a primeira forma de agressão, além de promover o resgate da autonomia e da felicidade de mulheres vítimas de violência.
Com o apoio do Ministério das Mulheres e do Governo Federal, o Projeto Resgate oferecerá atendimentos individuais com psicólogas, rodas de conversa mensais, orientações sobre os direitos das mulheres, autoestima e informações sobre a rede de proteção. Também serão promovidas palestras abertas à comunidade, com foco na prevenção da violência psicológica. A entidade convida toda a comunidade a participar do evento de lançamento e ressalta a importância do apoio coletivo às vítimas.