O Horta Conecta, projeto selecionado para o laboratório do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o CAULab, tem como objetivo criar uma plataforma digital que facilita a criação de hortas em escolas, empresas, condomínios e áreas públicas. As hortas possuirão itens como irrigação, horta vertical, estufa, composteira, pomar, sistema de captação de água, irrigação, entre outros.
A iniciativa tem como idealizadoras a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), nutricionista Kalizia Dalla Zen, e as arquitetas Camila Sirtori e Gabriela Lampert, do escritório Verum Arquitetura. O projeto foi selecionado e agora terá o aporte do CAULab, que atua na fase de pré-incubação de negócios inovadores na área de arquitetura e urbanismo.
A primeira horta projetada, chamada de Horta Modelo, será implantada ainda no primeiro semestre de 2025, junto ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul. Kalizia destaca a origem da iniciativa e o intuito de aproveitar espaços baldios do município para implantação de hortas comunitárias.
Outro projeto que segue a mesma linha é o Jardins do Futuro, que será desenvolvido a partir de abril em parceria com o Banco de Alimentos. Kalizia salienta como o projeto auxiliará na educação ambiental dos estudantes da rede pública.
A ideia oferece acessibilidade e praticidade ao facilitar o cultivo de hortas em diversos espaços. A plataforma pretende promover a integração com profissionais locais, fortalecendo a economia regional e gerando emprego para paisagistas e jardineiros, além de incentivar hortas comunitárias e promover hábitos saudáveis e a sustentabilidade.