O projeto Hip Hop – Conhecimento e Ação vai oferecer aulas de Poesia Marginal, Rima, Graffiti e Du para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no CASE de Caxias do Sul, a partir da próxima segunda-feira (9). As atividades integram o projeto Hip Hop – Conhecimento e Ação, que visa oferecer aulas de Poesia Marginal, Rima, Graffiti e DJ para um grupo de aproximadamente 20 meninos na faixa etária de 15 a 20 anos.
Os módulos das oficinas de elementos da cultura hip hop serão ministrados por quatro arte-educadores com experiência artística e também no ensino para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. O time é formado por Piedro Augusto Correa (Poesia Marginal), Douglas Gonçalves (Rima), Felipe Borges (Graffiti) e Rudimar Camargo (DJ).
Segundo uma das assistentes de produção do projeto, Jennifer Pereira, a motivação da iniciativa é proporcionar o contato com a arte, trazer essa vivência e poder mostrar um caminho alternativo, levando em consideração que o CASE é um dos lugares onde a vulnerabilidade é mais percebida, considerada uma espécie de “final da linha.
Na aula de Poesia Marginal, os alunos vão aprender sobre a história dessa modalidade literária, conhecer referências de artistas locais e nacionais, além de praticar escrita e interpretação de poesia. A ideia é que os adolescentes aprendam sobre linguagem corporal e como expressar os sentimentos e a realidade em que vivem de forma crítica. Já na oficina de Rima, estão previstas noções sobre a história do rap brasileiro, escrita de música autoral, dinâmica de palco, trabalho corporal e vocal, bem como técnicas de gravação de músicas.