Estão abertas até o dia 24 de outubro as inscrições a quem deseja concorrer a uma vaga de bolsista no projeto Hub de Inovação Regional – Especialização sensibilização para uma comunidade mais inovadora, que será desenvolvido a partir do dia 10 de novembro pela Agência de Inovação (UCSiNOVA) da Universidade de Caxias do Sul. Podem se candidatar mestrandos das áreas de Ciências Sociais e de Ciências Exatas e Engenharias, através do e-mail [email protected]. Os documentos necessários, bem como as informações detalhadas sobre o projeto estão disponíveis neste edital.
O Hub de Inovação Regional tem como objetivo realizar 40 atividades de sensibilização da comunidade para envolvimento e participação em movimentos de inovação nas cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Farroupilha, Garibaldi, Nova Prata, Veranópolis e Guaporé. Serão oferecidas duas bolsas, com duração de 24 meses. O nome dos aprovados será divulgado até o dia 30 de outubro.
Sobre o projeto
O projeto realizado em parceria entre o Inova Bento e a UCS Bento pretende disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo na região ao longo dos próximos dois anos, envolvendo atividades com estudantes do ensino médio em oito municípios da microrregião de Bento Gonçalves. A ideia do Hub de Inovação Regional, como é chamado o projeto, é ativar e conectar o ecossistema de inovação para fomentar a criação e o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica. A UCS entra como executora do projeto, pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS demandar a atuação de uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) com reconhecida expertise em inovação. “Queremos promover capacitação, discutir metodologia de criação, falar mais de inovação e dos desafios do mercado de trabalho, abrindo novas portas para os jovens em relação a isso antes mesmo de finalizarem o ensino médio, despertando-os para novas oportunidades”, diz um dos responsáveis pelo projeto, o diretor acadêmico da UCS Bento, professor Mauricio Schafer.
A proposta será viabilizada com recursos de R$ 432.142,86, oriundos da Consulta Popular de 2023, quando o projeto foi eleito uma das prioridades regionais. Também haverá recursos de contrapartida da universidade. Cerca de mil pessoas, direta e indiretamente, devem ser impactadas pela ação nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Veranópolis e Nova Prata. Estruturado em uma jornada progressiva de três etapas, o projeto guiará os participantes desde o primeiro contato com o empreendedorismo até a aplicação prática de suas ideias. Eles participarão das fases de sensibilização, mobilização e aplicação.
Texto: Assessoria de Imprensa da Universidade de Caxias do Sul (UCS)