Foi lançado pela Prefeitura de Caxias do Sul o projeto Educação Digital, iniciativa que visa a modernização dos serviços públicos, expandindo o acesso aos serviços municipais de forma digital, eliminando a necessidade de deslocamento até o Centro Administrativo.
Além dos já tradicionais site oficial do município e do aplicativo Cidadão Online, a implementação do sistema de autoatendimento, servirá como uma alternativa adicional e independente, permitindo que os contribuintes acessem serviços de maneira prática e autônoma. A diretora-geral da Secretaria Municipal da Receita, Rosa Borges, explica que a secretaria disponibilizou servidores para auxiliar os cidadãos na utilização do serviço.
Entre as funcionalidades disponíveis está a emissão da segunda via do IPTU, recurso desenvolvido em parceria com a Diretoria de Tecnologia e Sistemas de Informação. O projeto também disponibiliza no site e no aplicativo da Prefeitura os mesmos serviços realizados presencialmente, como emissão e pagamento de guias, parcelamento de IPTU e agendamentos.
A expectativa é que até 70% da demanda presencial seja absorvida pelo meio digital, assegurando maior agilidade no suporte aos cidadãos. Com a implementação do IPTU Digital em 2023, já foi registrada uma redução de 30% na demanda por atendimento presencial, além de um aumento significativo na arrecadação municipal.
Medidas como essas objetivam desobstruir as filas nos postos de atendimento, permitindo que os cidadãos resolvam suas pendências de forma rápida e prática, diretamente de suas casas. O projeto Educação Digital reforça o compromisso da Prefeitura de Caxias do Sul com a modernização dos serviços públicos, ao mesmo tempo em que contribui para a redução de custos e a otimização do atendimento à população.