A Prefeitura de Caxias do Sul promoveu na segunda-feira (27) uma audiência pública para esclarecer questões a respeito da construção do Parque Rural no distrito de Vila Seca. O intuito do encontro foi apresentar o projeto à comunidade para tornar o Parque Rural um núcleo urbano especial.
Após a apresentação e aprovação na audiência pública, agora será encaminhado ao Legislativo um Projeto de Lei Complementar que propõe a criação da Zona Específica Parque Rural (ZEPR), medida que permitirá a adequação da área, hoje classificada como zona rural, e viabilizará o início das obras do empreendimento. O objetivo é garantir maior segurança jurídica e agilidade nos trâmites de licenciamento ambiental, aprovação de projetos e implantação da infraestrutura.
A nova zona permitirá o uso da área para atividades de lazer, cultura, esporte, turismo rural e educação ambiental, atendendo tanto a população urbana quanto a rural. Segundo o presidente da Comissão de Instalação do Parque Rural, Ricardo Daneluz, a iniciativa representa um avanço no planejamento urbano sustentável, ao promover a integração entre cidade e campo.
O projeto do Parque Rural foi desenvolvido pelo Escritório de Projetos da Secretaria de Planejamento (SEPLAN). A terraplanagem do terreno será feita pela Secretaria Municipal de Obras (SMO) e a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) trabalha para agilizar a licença ambiental do empreendimento. O parque conta com recurso de cerca de R$ 1,3 milhão proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Denise Pessôa.

Localizado na Estrada Municipal Anathalia Gazzana Marchesi, próximo à comunidade de Nossa Senhora Aparecida, o Parque Rural ocupará uma área de quase 62 hectares. A região fica a cerca de dois quilômetros da Rota do Sol e deve se tornar um novo polo de convivência, lazer e valorização das tradições campeiras de Caxias do Sul.
