Após a necessidade de reformulação no projeto do Centro de Proteção Animal pelas equipes responsáveis, e diante de dúvidas por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) sobre a utilização do processo licitatório desenvolvido para o projeto inicial ou a abertura de uma nova licitação, o secretário da pasta, Ronaldo Boniatti, confirmou à Rádio Caxias que uma nova licitação será aberta. O projeto deve ser enviado para a Central de Licitações (Cenlic) no início desta próxima semana, entre segunda (7) e terça-feira (8).
A primeira licitação havia sido concluída em agosto do ano passado, com a definição da empresa vencedora para execução da obra. No entanto, em fevereiro deste ano, quando Boniatti assumiu a secretaria, foram identificadas necessidades de adequações no projeto arquitetônico. Com isso, o processo anterior foi cancelado. Anteriormente, havia a expectativa de manter a licitação anterior, o que permitiria prioridade às empresas que haviam participado da concorrência.
O secretário explica que alternativas jurídicas foram analisadas com o objetivo de retomar o processo anterior, mas isso não foi possível. Por isso, será necessário iniciar uma nova licitação. Ele ressalta que, após o envio à Cenlic, a expectativa é de que o edital seja publicado o mais breve possível.
O orçamento do novo projeto também foi reavaliado e permanece com valores semelhantes aos do anterior, estimados em aproximadamente R$ 8 milhões. O Centro de Proteção Animal será construído na localidade de São Giácomo, em Caxias do Sul. O terreno tem área total de 5,3 hectares e está localizado a cerca de 13 quilômetros do Centro da cidade, com acesso pela ERS-122, via Estrada dos Romeiros. O projeto prevê o acolhimento de cães e gatos, com canis coletivos e individuais, além de um prédio administrativo com ambulatório.