As escolas municipais de Caxias do Sul voltaram a participar, no mês de outubro, do Projeto de Canto Coral Infantojuvenil. A iniciativa, que foi criada nos anos 2000 pela Secretaria Municipal da Educação (SMED), agora é desenvolvida pela Secretaria da Cultura e, nesta edição, contempla três escolas que participam das atividades: as EMEFs San Gennaro, Luciano Corsetti e Caldas Júnior.
O projeto deste ano reúne cerca de 40 crianças, com idades entre 9 e 14 anos. Iniciado em junho, a seleção das escolas ocorreu por meio de critérios como localização, horários, tamanho e abrangência de atendimento, como forma de permitir maior número de estudantes participantes.
A primeira apresentação do grupo formado pelos alunos participantes ocorreu durante a 41ª Feira do Livro, na Praça Dante Alighieri. O momento foi marcado pela apreciação do público formado por visitantes e familiares. Conforme a secretária da Cultura, Tatiane Frizzo, os ensaios, que são semanais, ocorrem nas escolas, realizados pela Unidade de Música da Secretaria e sob regência de Dâmaris Gianni. A secretária celebra o retorno do projeto.
Novas apresentações e ações culturais em escolas, eventos e espaços públicos de Caxias do Sul estão previstas. As ações representam um passo importante na retomada gradual do Canto Coral Infantojuvenil no município, com a busca pelo fortalecimento entre arte, educação e convivência comunitária.