A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio da Unidade de Artes Visuais (UAV), está promovendo uma série de atividades para o verão, com destaque para a terceira edição do projeto “Verão na UAV 2025”. Este evento celebra os 50 anos da Pinacoteca Aldo Locatelli e oferece oficinas gratuitas para crianças, com foco nas obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP). A primeira atividade será no sábado, 25 de janeiro, com a oficina “AMARP em Jogo”, voltada para crianças de 9 a 12 anos. Durante a oficina, os participantes poderão criar jogos e desenhos inspirados nas obras do acervo, após uma visita guiada ao local. Os trabalhos finalizados serão expostos no Largo Expositivo do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho até 2 de fevereiro. As inscrições estão abertas até o dia 24 de janeiro pelo site da UAV.
Além disso, a Sala de Cinema Ulysses Geremia preparou uma programação especial de férias. A Sessão Azul, voltada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), retorna no dia 22 de janeiro, com a exibição da animação “Abominável”. Para o público geral, todas as quartas-feiras, às 15h, acontece a Matinê às 3, com filmes dublados, e às terças-feiras, também às 15h, o Cine Kids, com filmes voltados para o público infantojuvenil.
O Museu dos Capuchinhos também entrou na programação cultural do verão, com a exposição “Capuchinhos: Devoção e Missão na Imigração Italiana”, que pode ser visitada até 2 de maio. A mostra destaca a contribuição dos frades capuchinhos para as comunidades italianas no Rio Grande do Sul, abordando tanto o aspecto religioso quanto o lado social da fé. O museu está aberto de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, com entrada gratuita.
Em paralelo, para quem busca mais atividades para as crianças, o Ateliê Araçari 2025 oferece uma imersão no universo da arte e criatividade no Shopping Villagio. O ateliê estará disponível até 14 de fevereiro, atendendo crianças de 6 a 13 anos. Priscila Weber, coordenadora do Ateliê, fez um convite especial para os interessados.
Já a Prefeitura de Caxias do Sul está promovendo a primeira edição do Viver Verão Colônia de Férias 60+, voltada para a população acima de 60 anos. As atividades acontecem entre 27 de janeiro e 7 de fevereiro, com opções de jogos adaptados, dança, hidroginástica e até uma visita à Cantina Tonet, tudo com transporte e lanche inclusos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (54) 3901-1265.
Para quem aprecia a colheita da uva e a gastronomia, a Vinícola Jolimont oferece o “Tour Safra”, em Canela.
Outros eventos especiais nesta temporada são: a Festa da Vindima, no dia 1º de fevereiro. A celebração marca o início das festividades de Bento Gonçalves, com a Bento em Vindima, que segue até 23 de março, celebrando as tradições dos imigrantes italianos com atrações culturais e gastronômicas. Por fim, o Pipa Parade, a maior exposição de arte ao ar livre da Serra Gaúcha, segue até o dia 7 de março, com 30 pipas (barricas de vinho) decoradas por artistas locais. Este evento, que acontece em dez cidades da região, incluindo Caxias do Sul, celebra os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e também o início da vindima.
Para os amantes de aventura e natureza, uma nova opção de lazer está disponível: a trilha do Aniversário do Miotto Cascata Arbugeri, que ocorre no dia 25 de janeiro. A caminhada tem início às 6h45, e o ponto de encontro será o mesmo da partida da trilha. Os participantes são orientados a verificar o tempo de deslocamento até o local com antecedência, garantindo a pontualidade e aproveitamento da atividade.
Ainda tem a 11ª edição do Cinema de Verão, com o tema “Viva o Cinema Brasileiro”, visa democratizar o acesso à cultura por meio do cinema. O evento ocorrerá em Caxias do Sul de 27 de janeiro a 9 de fevereiro, exibindo filmes brasileiros de 1995 a 2023, incluindo dramas, comédias e cinebiografias de Raul Seixas, Elis Regina e Mussum.
O projeto “Xêro de Fulô na Caxias do Sol” leva shows gratuitos de forró a praças e parques de Caxias do Sul até março. Formado por Edu Seggabi, Milena Schäfer e Sandro Martins, o trio oferece um repertório com clássicos do gênero para promover lazer e qualidade de vida. As apresentações começam neste final de semana e encerram no Teatro do Sesc em março, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Randoncorp e Instituto Elisabetha Randon. A primeira apresentação acontece, neste sábado (25), às 16h, no Ecoparque.
O Festival Tum Tum de Verão começa neste sábado, 25 de janeiro, em Caxias do Sul, com shows gratuitos de Diego Pérez, do projeto Nación Ekeko, e Lizza Dias, que irão apresentar suas sonoridades de raízes latino-americanas e da música tradicional gaúcha, respectivamente. Os artistas se apresentam no Parque dos Macaquinhos, marcando a abertura da 10ª edição da Mostra Tum Tum – 10 Anos Tocando Vidas. O evento promete agitar o público com uma programação cultural vibrante, e a entrada é gratuita, garantindo uma experiência acessível e enriquecedora para todos.
Essas iniciativas culturais, recreativas e de lazer garantem que todos, de crianças a idosos, possam aproveitar o verão de forma enriquecedora, com arte, história, tradições locais e contato com a natureza.