Nos dias 15 e 16 de agosto, Caxias do Sul irá acolher pela primeira vez o evento de geração da Chama Crioula, parte das celebrações da Semana Farroupilha. Nesta ocasião, representantes das 30 Regiões Tradicionalistas se reunirão para captar uma centelha da chama, que será levada de volta para suas cidades.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade alerta que, em razão da chegada das delegações, haverá um aumento significativo no movimento em torno dos Pavilhões da Festa da Uva entre quinta-feira (14) e domingo (17). A Fiscalização de Trânsito estará presente para oferecer suporte durante todo esse período.
Além da movimentação nas proximidades dos Pavilhões, o evento contará com uma cavalgada pelo centro da cidade na manhã de sábado (16). Este desfile, que contará com aproximadamente 1,5 mil cavalarianos, terá início por volta das 10h30, após a distribuição da Chama Crioula entre as delegações das 30 Regiões Tradicionalistas.
O percurso do desfile passará por alguns dos principais pontos turísticos de Caxias do Sul, destacando esses locais para os visitantes. O trajeto começará nos Pavilhões da Festa da Uva, seguirá pela Rua Sinimbu, subirá a Rua Angelina Michelon e dobrará à direita na Avenida Júlio de Castilhos. Haverá uma parada no início da Avenida, em frente ao Monumento a Getúlio Vargas e à Praça Abramo Eberle, para reunir todos os participantes. Alguns representantes também atravessarão a BR-116 em homenagem aos 150 anos da imigração italiana, no Monumento Nacional ao Imigrante. Em seguida, o desfile retornará pela Avenida Júlio, passando pela Rua Visconde de Pelotas até voltar aos Pavilhões.
O diretor da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Daneluz, classifica o evento como uma grande oportunidade para a comunidade participar.
Os organizadores estimam que o desfile dure cerca de duas horas e meia. A Fiscalização de Trânsito acompanhará todo o trajeto, realizando interrupções pontuais para permitir a circulação de veículos nas vias transversais. Nas ruas mais largas, como a Sinimbu, o tráfego não será totalmente parado; uma das pistas será destinada aos cavalos, enquanto os automóveis poderão transitar pelas demais.
Equipes da Codeca também estarão presentes para realizar a limpeza das ruas à medida que a cavalgada for passando.
Trajeto do desfile do dia 16 de agosto (sábado), a partir das 10h30
Ida
Saída do Portão 6 do Parque de Exposições da Festa da Uva
Rua Ludovico Cavinato
Rua João Venzon
Perimetral Ruben Bento Alves
Rua Matteo Gianella
Rua Feijó Júnior
Rua Sinimbu
Rua Angelina Michelon
Avenida Júlio de Castilhos
Parada no início da Júlio, onde a Avenida encontra a BR 116, em frente ao Monumento a Getúlio Vargas e à Praça Abramo Eberle. (nesse momento alguns representantes irão até o Monumento Nacional ao Imigrante para uma homenagem aos 150 anos da imigração italiana).
Retorno
Avenida Júlio de Castilhos
Rua Visconde de Pelotas
Rua Moreira César
Perimetral Ruben Bento Alves
Rua Ludovico Cavinato
Entrada no Portão 6 do Parque de Exposições da Festa da Uva