Foi lançado neste final de semana o Programa Caxias Mais Limpa. A iniciativa consiste em uma espécie de mutirão que une as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Gestão Urbana, de Obras, de Trânsito, Segurança Pública e Proteção Social, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Coordenadoria de Relações Comunitárias e Codeca. Além de parceria com as Associações de Moradores dos Bairros (AMOBs) para limpeza de pontos específicos da comunidade.
Nesta primeira ação foram recolhidas 300 toneladas de resíduos a partir da limpeza. Realizada nos bairros Portal da Maestra, Belo Horizonte e Santa Fé, a oportunidade foi utilizada também para retomar o projeto bota-fora, além da limpeza de pontos de lixões, que consistem em locais de descarte irregular de resíduos. Podas de árvores e recolhimento de galhos também foram incluídos nos serviços.
No bota-fora foram recolhidos pneus, móveis, colchões, sofás e outros itens que totalizaram 60 toneladas. Foram desenvolvidas ainda 13 podas com a limpeza de galhos e levantamento de copas das árvores no entorno das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Boniatti, explica que o programa traça como objetivo um combate mais efetivo do descarte irregular. Ele explica que monitoramentos dos locais limpos serão realizados para identificação de pessoas que contribuam negativamente com o espaço.
Todos os locais que receberam a revitalização também foram identificados com placas indicando a proibição de depositar lixo. A próxima edição do Programa Caxias Mais Limpa segue no próximo sábado (1⁰) com as atuações nos bairros Canyon, Vila Ipê e Colina do Sol.
