A professora acusada de agredir um menino de quatro anos em uma escola particular de Caxias do Sul foi indiciada por maus-tratos qualificados por lesão corporal grave. A agressão, que ocorreu no dia 18 de agosto, foi registrada por uma câmera de segurança. Leonice Batista dos Santos, de 49 anos, foi demitida pela Escola Infantil Xodó Da Vovó ainda na mesma semana.
O inquérito, conduzido pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), foi apurado e concluído. Além da agressão ao menino, Leonice também foi indiciada por maus-tratos simples contra outras três crianças, em episódios que teriam ocorrido anteriormente, conforme informações da Polícia Civil. A professora permanece presa preventivamente desde sua captura em Palmeira das Missões, no Norte do Estado, no dia 22 de agosto.
A delegada da DPCA, Thalita Giacomitti Andrich, negou falar com a reportagem mas emitiu uma nota sobre o caso.
“A DPCA finalizou o Inquérito Policial, no qual apurou-se a conduta da professora, suspeita da prática de agressão contra uma criança de 04 anos, no interior da Escola de Educação Infantil, no dia 18/08/2025, em que o mesmo ficou lesionado na boca e em alguns dentes. Em relação a esse fato, a professora foi indiciada pela prática do crime de Maus Tratos Qualificado pela Lesão corporal Grave. Ela também foi indiciada pela prática de outros 3 crimes de Maus tratos contra outras 03 crianças, estes na forma simples, em relação a fatos que teriam ocorrido anteriormente, mas que foram noticiados e apurados no curso do mesmo Inquérito Policial. Ela segue presa preventivamente.”