Com a proximidade do Dia dos Pais, data que movimenta o comércio local, o Procon Caxias reforça algumas recomendações para garantir a segurança e a consciência dos consumidores na hora de fazer as compras. A data exige atenção redobrada para evitar prejuízos e assegurar o respeito aos direitos do consumidor.
Para garantir a melhor compra, o Procon salienta que é essencial comparar preços entre lojas físicas e online, e desconfiar de valores muito abaixo dos praticados pelo mercado. Compras feitas fora de um estabelecimento comercial, como pela internet ou telefone, podem ser canceladas em um prazo de até sete dias corridos após o recebimento do produto, direito garantido por lei. Esse critério é aplicado mesmo que o produto não apresente defeito.
Em compras pela internet, o consumidor deve conferir se o site é confiável, tem CNPJ, canais de contato e proteção nos meios de pagamento. Segundo o coordenador do Procon Caxias, Jair Zauza, seguir essas orientações simples podem evitar muita dor de cabeça na hora de presentear.
Já em casos de defeito, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar o problema. Após esse prazo, o consumidor pode exigir a substituição do produto, abatimento proporcional do preço ou a devolução do valor pago. Para isso, é indispensável solicitar a nota fiscal na hora da compra, comprovando a relação de consumo e assegurando os direitos do consumidor em caso de necessidade de troca, garantia ou reclamação.
O horário de atendimento do Procon Caxias é de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, na Avenida Itália, 109, bairro São Pelegrino. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 151 ou pelo whatsapp (54) 99929-8190.