Lançado na última semana pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Habitação, o programa Habitação Ouve percorrerá diversos bairros da cidade com o objetivo de identificar demandas, dificuldades e sugestões da população relacionadas à moradia. Com encontros comunitários que acontecerão todas as quartas-feiras nos bairros e localidades do interior, o primeiro encontro será na quarta-feira (9), no salão paroquial do bairro Reolon.
Inicialmente, o primeiro encontro estava previsto para ocorrer na primeira quarta-feira da semana de lançamento do programa, no bairro Fátima, mas foi adiado para o dia 6 de agosto, a pedido do presidente do bairro. O secretário da pasta, José de Abreu, explica que a escuta ativa é fundamental para nortear as ações relacionadas à urbanização de áreas habitadas, ao acesso a materiais de construção e às demais políticas habitacionais, subsidiando a elaboração de políticas públicas mais eficientes e alinhadas à realidade local.
Ele ainda destaca que o principal propósito é a escuta ativa da população, sendo necessária essa participação para que as demandas sejam realmente alinhadas com as expectativas dos moradores.
A iniciativa conta com a parceria da União das Associações de Bairros (UAB), das associações de moradores (AMOBs) e o apoio da ANC Urbanizadora. O calendário do programa será divulgado por meio dos presidentes das AMOBs, além do site e redes sociais da Prefeitura. Os próximos encontros já estão previstos para ocorrer nos bairros Jardim Teresópolis, Primeiro de Maio e no distrito de Vila Seca.
PROGRAMAÇÃO HABITAÇÃO OUVE JULHO:
09/07 – REOLON/VALE VERDE – SALÃO PAROQUIAL
16/07 – JARDIM TERESÓPOLIS – IGREJA SÃO PIO
23/07 – VILA SECA – SALÃO PAROQUIAL
30/07 – PRIMEIRO DE MAIO – CENTRO COMUNITÁRIO