Após o anúncio feito na noite de quinta-feira (17) sobre Caxias do Sul ter sido contemplada pelo Governo Federal, por meio do PAC Seleções Saúde 2025, para a construção de uma policlínica, a Prefeitura informou nesta sexta-feira (18) que o espaço será construído entre a Av. Martim Francisco Spiandorelo, na Av. Dr. Assis Mariani e Rua Henrique Leonardi, no bairro Esplanada. O local está projetado para ocupar uma área de 8.238 m².
A policlínica deverá oferecer serviços de Atenção Especializada à Saúde como complemento ao atendimento da Atenção Primária em Saúde, já desenvolvido pelo município. Serão disponibilizadas consultas, exames e pequenas cirurgias de baixa complexidade. O atendimento à população ocorrerá mediante encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após o encaminhamento, o paciente poderá realizar exames na própria policlínica, que contará com laboratório, raio-X, ecografia, tomografia e ressonância magnética.
Dependendo do caso e da especialidade, o paciente poderá realizar a cirurgia no próprio local. Em situações mais complexas, haverá encaminhamento para o hospital. A policlínica se diferencia de uma UBS e de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Enquanto a UBS atende às necessidades básicas e atua na prevenção, e a UPA presta serviços de urgência e emergência, a policlínica oferece um atendimento intermediário entre a UPA e o hospital.
Conforme o secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, o espaço representa uma importante ampliação na capacidade de atendimento das demandas especializadas do município. Ele destaca a estrutura planejada, com equipamentos voltados ao diagnóstico e ao atendimento ambulatorial.
A proposta do Ministério da Saúde contempla diversas linhas de cuidado, incluindo: Atenção Integral à Saúde da Mulher; do Homem; da Criança; às Condições Crônicas não transmissíveis como AVC, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca no adulto, diabetes mellitus, doença renal crônica, dor torácica, doenças metabólicas e obesidade); Atenção às vítimas de violência (mulheres, crianças, idosos e pessoas LGBTQIA+); Saúde Mental; Cuidados Ortopédicos; Otorrinolaringologia; e serviços de reabilitação.
O PAC Seleções Saúde 2025 prevê um investimento de R$ 5,96 bilhões em todo o país, com a construção de 945 novas unidades de saúde e a entrega de 18,9 mil equipamentos e veículos. Em Caxias do Sul, o investimento estimado para a construção da policlínica é de R$ 30 milhões. Além da nova estrutura, o município também foi contemplado com uma ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
