Ao longo do mês de julho o programa Primeira Infância Melhor (PIM) em Caxias do Sul está celebrando 20 anos de existência. O PIM, como é chamado popularmente o programa, foi implantado em 2003 no Rio Grande do Sul e consolidado por lei estadual no ano de 2006. Tendo como foco a atuação com gestantes e crianças de até seis anos uma das principais atividades desenvolvidas por agentes atuantes do PIM está nas visitas domiciliares e ações comunitárias.
Em Caxias do Sul o Primeira Infância Melhor chegou em 2005 e já realizou quase 10 mil atendimentos individuais, destes 7.395 famílias e 1.891 gestantes. O trabalho na cidade é realizado com uma equipe multidisciplinar, com profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Fundação de Assistência Social (FAS) e Secretaria da Saúde (SMS). O PIM trabalha, especialmente, no desenvolvimento infantil por meio do ambiente familiar, garantindo direitos básicos dos beneficiados.
A representante da FAS e integrante do grupo técnico do Primeira Infância Melhor, Henriete Giesel Castro detalha que demandas para o programa também estão chegando envolvendo famílias imigrantes e adaptações foram realizadas para conseguir acessar de forma mais clara essas pessoas.
Ela complementa que pesquisas sobre o desenvolvimento de crianças que participam do PIM em comparação com outras já na educação infantil não apontaram diferenças cognitivas. Entretanto, a alteração está na participação familiar na vida escolar.
Além dos visitadores, que vão até as famílias, atendimentos semanais também são realizados na Casa da Criança, localizada na rua La Salle, 657, bairro São Pelegrino.