A Capela Sistina foi fechada no Vaticano agora por volta das 13h (horário do Brasil), nesta quarta-feira (07), para a primeira votação do Conclave que vai eleger o sucessor do Papa Francisco. Os 133 cardeais participaram de uma missa na Basílica de São Pedro e à tarde, em procissão, entraram na Sistina. Um a um, juraram sigilo, com a mão colocada sobre os Evangelhos. Neste momento eles estão reclusos e o primeiro resultado deve ser divulgado após às 19h, horário italiano, 14h no horário brasileiro, conforme cronograma divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
A tradição de escolher o Papa em Conclave foi tomada na idade média após uma votação que demorou quase três anos. O número de fiéis na Praça de São Pedro começa a aumentar, na medida em que se aproxima o horário da primeira fumaça. Pelo histórico das escolhas mais recentes, o nome do Papa somente deve sair no segundo ou no terceiro dia de Conclave. Sete Cardeais brasileiros participam da votação. O único citado pela imprensa internacional como favorito para ser eleito é o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner.
A Rádio Caxias acompanha todas as informações do Conclave diretamente do Vaticano com informações do jornalista e repórter Evandro Fontana.
A cobertura da Rádio Caxias no Vaticano tem o oferecimento de:
Viezzer – 50 anos. Uma história construida por pessoas. Acesse viezzerengenharia.com.br e conheça nossos lançamentos.
Grupo L. Formolo. Há mais de 50 anos realizando despedidas dignas e cerimoniais especiais. Acesse lformolo.com.br e conheça nossos planos e serviços.