Nesta terça-feira (20) foi realizada a primeira cirurgia com o Robô Rosa (Robotic Surgical Assistant) no Complexo Hospitalar Unimed Serra Gaúcha, em Caxias do Sul. A artroplastia de joelho ocorreu em um paciente do sexo masculino de 66 anos e teve duração de duas horas. O equipamento é o primeiro da região e é destinado a procedimentos ortopédicos de próteses de quadril e joelho.
O instrumento foi desenvolvido pela Zimmer Biomet, com o objetivo de auxiliar os cirurgiões, garantindo maior precisão no posicionamento dos implantes e nos cortes ósseos. O maquinário também permite a visualização da sala de cirurgia em 3D para o planejamento de cirurgias,proporcionando uma recuperação mais rápida, menor dor pós-operatória e maior durabilidade das próteses.
O vice-presidente da Unimed Serra Gaúcha, Dr. Lisandro Pavan destaca que a aquisição do Robô Rosa vem para dar uma assistência aos cirurgiões na realização de cirurgias mais precisas em implantes e cortes ósseos, melhorando a recuperação pós-procedimento.
Pavan ainda ressalta que o equipamento não veio para substituir os médicos, mas entra como um assistente na cirurgia, a aquisição tem o objetivo de oferecer a tecnologia mais moderna, sem perder o cuidado humano.
Todos os profissionais receberam treinamentos com simuladores para trabalharem com a tecnologia, passando por um período estruturado de adaptação e introdução a ferramenta. Para operar com o Robô é necessário estar certificado na área, cumprindo os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina e pelas sociedades médicas.
