A Primavera, também conhecida com a estação das flores, começa oficialmente, no Brasil, nesta segunda-feira (22), às 15h19, pelo horário de Brasília. A nova estação do ano trará consigo mudanças significativas no clima em grande parte do país. Pelo menos, é o que indica a previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o Inmet, uma intensa frente fria avançará até a próxima quarta-feira (24) sobre o Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte, provocando temporais e rajadas de vento fortes. No Rio Grande do Sul, a instabilidade começou ainda no final de semana, com descargas elétricas, ventos fortes, granizo e volumes significativos de chuva, atingindo principalmente a Serra Gaúcha e Santa Catarina.
Ainda segundo o Inmet, após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio e seco deve provocar queda acentuada das temperaturas, com possibilidade de geada no Sul e declínio térmico também no Norte, em um fenômeno conhecido como friagem.
O fenômeno La Niña, que provoca resfriamento anômalo das águas do Pacífico Equatorial, pode reduzir o volume de chuvas na Região Sul e influenciar o comportamento das frentes frias, concentrando precipitação no Sudeste e em partes do litoral nordestino, dependendo da interação com a temperatura do Atlântico.
Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, no início desta segunda-feira (22), primeiro dia da primavera, ainda há chance de chuva pela manhã, assim como registrado no fim de semana, mas a partir da tarde o tempo tende a ficar mais seco, com a previsão de sol predominando ao longo da semana para a Serra Gaúcha e região.
Apesar da instabilidade, a primavera é conhecida como a estação das flores, quando o aumento de temperatura e da umidade favorece o desabrochar de inúmeras espécies, colorindo jardins, parques e campos, marcando a transição para uma paisagem mais vibrante após o inverno.
O Inmet recomenda atenção à população da Serra Gaúcha e demais regiões do Sul devido ao risco de temporais localizados e queda de temperatura nos próximos dias.