Há uma semana o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se filiou ao Partido Social Democrático (PSD). A decisão repercutiu nacionalmente e foi tomada após expectativa da fusão entre o PSDB e o Podemos nos próximos meses. Assim, Leite optou por definir o próprio futuro antes da decisão final da antiga sigla, que chegará ao fim. A saída do político acontece após 24 anos.
Repercutindo em nível municipal, o presidente do PSD de Caxias do Sul, Michel Pilloneto, que esta em licença do cargo para exercer a função de secretário adjunto da Secretaria de Esporte e Lazer demonstrou satisfação com a transição de Leite para o partido. Segundo ele, a política do governador está de acordo com a que acredita.
Ao se filiar ao PSD Eduardo Leite declarou estar feliz e motivado com ida ao partido. Que, segundo ele, é um espaço de diálogo, equilíbrio e compromisso com o Brasil. O governador disse ter encontrado no partido a convergência necessária para a superação da polarização e construção de um país mais unido.