A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli, está em São Paulo nesta semana, participando de uma série de atividades em defesa do serviço público. As reuniões fazem parte das atividades promovidas pela Internacional de Serviços Públicos (ISP), com dirigentes sindicais e representantes de diversas entidades filiadas.
Silvana, que também integra a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) como secretária de Assuntos Jurídicos, ressalta que o que está em curso não é uma reforma para melhorar o Estado, mas sim um ataque para desmontar o serviço público e abrir espaço para negócios privados com a vida do povo.
A presidente do Sindiserv destaca que o fim da estabilidade no funcionalismo abre espaço para perseguições políticas e para o uso da máquina pública de forma indevida. Ela também alerta que desvincular áreas como saúde, educação e previdência do orçamento representa um corte de recursos essenciais para a maioria da população. Além disso, Silvana ressalta que o aumento de contratos temporários e a terceirização contribuem para a precarização do serviço público.
Na quarta-feira (27) além dos debates sobre a reforma e estratégias de resistência, ocorreram reuniões dos comitês temáticos da ISP (Internacional de Serviços Públicos), voltados ao combate ao racismo e à xenofobia, meio ambiente, mulheres e população LGBTQIA+. Os encontros serviram para avaliar as ações já realizadas, planejar futuras atividades e definir a agenda de lutas para os próximos meses.