Em fala durante o Grande Expediente na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (30), o presidente da Casa, vereador Lucas Caregnato (PT), trouxe o tema do racismo para a tribuna. Contextualizou que está recebendo muitos relatos e que esta é uma luta de seu mandato.
Caregnato relatou quatro casos recentes de racismo na cidade. Entre eles, um que envolveu um paciente em hospital privado e outro um servidor da Secretaria Municipal do Urbanismo durante o trabalho.
Nesse sentido, o presidente indicou a necessidade de um protocolo antirracista na Câmara para que todos saibam o que fazer diante de algum caso dentro do Legislativo.
O vereador informou que vai conversar com as lideranças partidárias e com a Mesa Diretora para propor uma resolução. Além disso, disse que pretende se reunir com todas as gerências de hospitais públicos e privados do município para criação de um protocolo nessas instituições.
Ao ressaltar que se trata de crime inafiançável e imprescritível, pontuou ser também de responsabilidade do local onde o fato ocorreu. Informou ainda que nos quatro casos, apenas um teve registro da ocorrência policial. Completou que vai conversar com os locais envolvidos e espera que providências sejam tomadas.