Em entrevista ao Jornal da Caxias de quinta-feira (25), o presidente da CICs Serra, Edmilson Norberto Zortéa, abordou diferentes assuntos de interesse da região, entre eles, educação, infraestrutura viária e saúde.
Sobre instalação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra, o presidente ressaltou que a classe empresarial defende qualquer iniciativa que qualifique e forme a mão de obra local. Por outro lado, ele sugere a contração de vagas juntos as universidades particulares já existentes, diante da quantidade de instituições na região. Acrescenta que o modelo alternativo também evitaria a necessidade de escolher um local para a sede.
Zortéa ressalta que a entidade não é contra a instalação física do Campus, apenas sugere outro modelo.
O presidente também relata que acompanha a concessão de rodovias do chamado Bloco 2 na região de Guaporé. Ele pontua que o governo estadual é incapaz de oferecer recursos para investimento na infraestrutura, e por isso entende como positivo o repasse da administração das rodovias. Aponta que se não for investimento da iniciativa privada, o governo do Estado não vai conseguir fazer frente.
Contudo, ele entende que os processos de concessão deveriam ser melhores construídos, saindo do meio da sociedade para assim atingir aquilo que a comunidade busca.
Já na área da saúde pública, Zortéa comenta que o SUS acaba sendo deficitário para os prestadores de serviço, sendo necessária a colocação de recursos municipais para complementar o orçamento. Ele concorda com a proposta de contribuição financeira de cidades vizinhas com a saúde de Caxias do Sul, uma vez que os municípios precisam encaminhar pacientes para as cidades que são referências para o atendimento de alta complexidade.
Acompanhe, em áudio, a entrevista na íntegra do presidente da CICs Serra, Edmilson Norberto Zortéa, ao Programa Jornal da Caxias desta quinta-feira (25).