A situação dos indígenas de Forqueta, que desde o período de calamidade em maio passado estão fora do seu local de moradia, está mais próxima de uma solução. Uma reunião realizada na prefeitura na última quinta-feira (6), definiu que o poder executivo irá doar quatro casas no mesmo formato das unidades do programa habitacional do município. A Fundação Caxias irá fazer a doação de mais uma casa, totalizando assim cinco moradias que serão doadas às famílias.
Atualmente, os indígenas estão alocados numa propriedade do poder público ao lado da subprefeitura de Forqueta. A mão de obra da construção das casas será da Secretaria de Habitação e da Fundação Caxias que trabalharão em parceria. A próximo etapa do processo consiste na realização de visitas dos técnicos da secretaria ao local para fazer a medição e estabelecer a disposição das casas. O secretario de Habitação, José de Abreu, explica como seguirão as obras a partir de agora.
O processo de reinstalação das famílias foi sendo postergado devido a necessidade de um laudo atestando a segurança e estabilidade do terreno para que as casas pudessem ser construídas. O laudo apresentado pela empresa Terra Service, contratada pela Prefeitura, mostra que apenas uma parte do terreno, que não será utilizada no momento, apresenta alguma instabilidade, mas o próprio laudo indica alternativas para que essa área também seja recuperada. O local onde as casas serão construídas está totalmente seguro de acordo com o laudo técnico.
A construção das casas deve iniciar após a Secretaria de Obras executar os serviços de drenagem e terraplanagem no local, não havendo um prazo definido. José destaca ainda que as obras em Forqueta são a prioridade da Secretaria de Habitação no momento. A previsão é que após o início dos serviços, a construção das casas leve cerca de uma semana. As casas de madeira pré-fabricadas são do mesmo modelo das doadas pela Fundação Caxias às famílias de Santa Tereza, atingidas pela enchente de maio.