Uma parceria entre a Prefeitura de Caxias do Sul e o Banco da Família está promovendo acesso ao microcrédito e suporte social aos comerciantes do Centro de Capacitação e Comércio (CCC). A iniciativa tem como objetivo fortalecer as atividades econômicas dos trabalhadores ambulantes e contribuir para a reorganização financeira das famílias.
Ao todo, 20 imigrantes e empreendedores foram contemplados com o uso da ferramenta Despertar, disponibilizada pelo Banco da Família. A plataforma permite uma autoavaliação da situação de pobreza, com base em 33 indicadores que vão além da renda e das finanças. Entre os critérios avaliados estão habitação, saúde, meio ambiente, educação, cultura, segurança, organização social, autoestima e motivação.
Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Silvio Tieppo, a proposta é tornar Caxias do Sul uma referência em inclusão social e econômica, oferecendo oportunidades de empreendedorismo e inserção qualificada no mercado de trabalho.
Até o momento, a ferramenta já atendeu cerca de 2 mil famílias. A partir da análise das condições de vida, foi possível alinhar estratégias para a oferta de microcrédito aos comerciantes da cidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a autonomia dos beneficiários.