A assinatura do contrato com o Consórcio Jope ISB, vencedor do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) da Educação Infantil em Caxias do Sul, foi oficializada na noite de sexta-feira (28), durante um jantar realizado no salão da Comunidade de Nossa Senhora da Saúde, organizado pela Coordenadoria de Relações com a Comunidade (CRC). Com a presença de autoridades, lideranças e mais de 500 representantes da comunidade, a cerimônia marcou a confirmação da viabilidade das primeiras 11 das 31 escolas de educação infantil previstas para serem construídas ao longo do período de concessão e apresentou oficialmente as localizações das unidades.
As 11 primeiras escolas serão construídas nos bairros Cidade Nova, Desvio Rizzo, Diamantino, duas na região do Esplanada, no Bom Pastor e Arcobaleno, além de Interlagos, Jardim Eldorado, Nossa Senhora de Fátima, duas no bairro Santa Fé e no São Vítor Cohab.
Durante o evento, o prefeito Adiló Didomênico celebrou o avanço e agradeceu o empenho das equipes envolvidas no projeto, destacando que a construção das unidades representa um passo importante na redução da fila de espera por vagas no município. O presidente da Jope ISB reforçou o compromisso do consórcio com a execução das obras.
A secretária de Educação, Marta Fattori, também ressaltou que o principal objetivo é zerar a fila de espera e oferecer ambientes acolhedores às crianças na primeira infância.
A gestora de Projetos de Concessões e PPPs da Secretaria Municipal de Planejamento e Parcerias Estratégicas (Seplan), Jéssica Marchioretto, enfatizou que o evento representa mais do que um ato formal de assinatura de contrato, marca o passo mais importante até agora, com o anúncio oficial à comunidade sobre a localização das escolas e a forma de implantação do projeto.
Ao todo, estão previstas 31 escolas de educação infantil ao longo dos 25 anos de concessão, com estimativa de oferta de 7 mil vagas. A partir da apresentação à comunidade e da assinatura, se inicia a fase de projeção das próximas etapas, que incluem a aprovação final do projeto executivo e os licenciamentos necessários por parte das secretarias, com prazo estimado de até 90 dias. A expectativa é que as obras comecem em março de 2026.
Ao longo do período de concessão, o projeto prevê investimento de R$ 570 milhões, sendo R$ 300 milhões destinados aos três primeiros anos de contrato. O edital foi elaborado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e havia sido publicado em abril deste ano.
Confira onde serão construídas as 11 primeiras Escolas de Educação Infantil:
Rua Júlio Ribeiro Mendes – Cidade Nova
Rua Rufino Leite Ribeiro – Desvio Rizzo
Rua Demenciano Cidade – Diamantino
Rua Irmo Edo Kayser – Esplanada/Bom Pastor
Rua Flamingo – Esplanada/Arcobaleno
Rua Pedro Ferrari – Interlagos
Rua Genor Perondi – Jardim Eldorado
Rua Severiano Alves de Oliveira – Nossa Senhora de Fátima
Rua Valdir Luiz Vicenci – Santa Fé
Rua Tenente Jorge Adão Charão – Santa Fé
Rua Adelar Moschen – São Victor Cohab


