Com o intuito de otimizar a entrega de políticas públicas para a população de rua, a Prefeitura de Caxias do Sul contratará um censo para contabilizar quantas pessoas vivem em situação de rua na cidade. Atualmente, as informações disponíveis são baseadas em atendimentos registrados pelo Cadastro Único (CadÚnico) e pelo Centro Pop Rua, serviço especializado da Fundação de Assistência Social (FAS).
No momento, está em andamento a elaboração de um estudo técnico, após será aberta uma licitação para que entidades interessadas em realizar o levantamento de dados possam se candidatar. Segundo a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da FAS, Cristiane Oliboni, espera-se que o mapeamento esteja à disposição do município ainda neste ano.
Através do censo será possível ofertar políticas públicas mais precisas sobre o número de pessoas nessa condição, suas principais demandas e os pontos em que é necessário avançar no enfrentamento à vulnerabilidade social.
No mês de março, conforme dados fornecidos pela FAS, o CadÚnico registrava 990 pessoas em situação de rua. Já o Centro Pop Rua atendeu, em média, 536 pessoas nos três primeiros meses de 2025. Isso indica que o número de pessoas em situação de rua na cidade varia entre estes dois números. De acordo com Cristiane, como há uma migração constante entre cidades, é difícil obter um número exato de pessoas em situação de rua.
O Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), coordenado pelo Centro Pop Rua, é uma das ações da FAS voltadas à inserção da população em situação de rua nas políticas públicas e socioassistenciais. Em 2025, o serviço tem realizado uma média de 160 abordagens mensais, cobrindo cerca de 70 pontos estratégicos da cidade.
O Seas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Desde 14 de abril, no entanto, as abordagens noturnas (das 18h às 22h) foram suspensas. Segundo a FAS, a mudança tem o objetivo de fortalecer ações preventivas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O período noturno agora é coberto pelo plantão social, que atua das 19h às 7h do dia seguinte.