Na última semana, vídeos publicados nas redes sociais mostraram a insatisfação de moradores em relação às obras das 227 unidades habitacionais do programa “A Casa é Sua”, no Loteamento Campos da Serra, em Caxias do Sul. As gravações denunciavam o abandono do local. Diante da situação, a Secretaria Municipal da Habitação realizou uma reunião com as famílias para prestar esclarecimentos.
O secretário da pasta, Silvio Daniel da Silva, explicou que a empresa vencedora da licitação e responsável pela execução do projeto não vinha cumprindo o cronograma nem os detalhes construtivos previstos em contrato. Com apenas 5% de execução, o município decidiu rescindir o contrato.
Após as denúncias de abandono, a Prefeitura contratou uma empresa de segurança para monitoramento 24 horas do canteiro de obras, com vigilância presencial, câmeras e uso de drones. Silva afirmou ainda que os trâmites legais estão sendo seguidos para que uma nova licitação seja aberta. Segundo ele, a secretaria avalia as condições da obra e não descarta a possibilidade de contratar duas empresas simultaneamente para agilizar o andamento dos trabalhos.
Das 227 casas previstas, 187 terão dois dormitórios; 25 contarão com três dormitórios; e 15 unidades, também com dois dormitórios, terão banheiros adaptados para acessibilidade.
O programa “A Casa é Sua” é uma parceria inédita, nesta modalidade, entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caxias do Sul. O investimento total nas unidades é de R$ 28.908.359,05, dos quais R$ 18.160.000,00 serão subsidiados pelo Governo do Estado. A ordem de início das obras foi assinada em junho de 2024, e o prazo inicial para a conclusão era de 540 dias.