Na manhã deste sábado (05), foi realizada uma ação conjunta para atualização cadastral das famílias que serão removidas da Vila São Pedro, em Caxias do Sul, após determinação do Ministério Público. A medida foi necessária devido ao risco iminente que a área apresentava, especialmente após as fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos meses, comprometendo ainda mais a segurança do local.
A atividade contou com a participação de equipes da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), da Fundação de Assistência Social (FAS) e da Secretaria da Habitação (SMH). O objetivo da atualização é garantir o acompanhamento técnico e social das famílias, além de organizar as informações necessárias para que os encaminhamentos habitacionais e sociais sejam realizados de forma adequada e ágil.
A medida é uma parceria entre o município e o Estado, em primeiro momento com o aluguel social. A Prefeitura reforça que segue empenhada em dar continuidade às ações necessárias para garantir suporte às famílias, dentro dos parâmetros legais e sociais exigidos, principalmente diante dos impactos causados pelos eventos climáticos extremos.