Em reunião rotineira das manhãs de segunda-feira com o secretariado e com vereadores da base do governo, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) solicitou que seja realizada uma “Caravana da Saúde”, como nomeou. O pedido é para que um grupo seja formado com a presença de representantes do Executivo, Legislativo e de entidades representativas e assistenciais do município para uma viagem até Brasília.
A ordem foi para que o secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas, e o executivo do Escritório de Relações Institucionais e Representação em Brasília, Mauro Pereira, entrem em contato com a deputada federal Denise Pessôa (PT), para tentar uma agenda com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o quanto antes.
Entre as pautas a serem levadas à capital federal, Didomenico quer o aumento de leitos de alta complexidade, que estão insuficientes para atender os 49 municípios que dependem dos hospitais de Caxias do Sul. Entre as demandas, está o aumento do Teto MAC, considerado indispensável pelo prefeito.
A viagem também deve buscar uma orientação do ministério para que pacientes de fora da cidade, que estão em tratamento, possam seguir as orientações médicas nos respectivos municípios, que, em alguns casos, possuem pequenos hospitais próprios com condições de dar continuidade a determinados tratamentos.
Tendo em vista uma viagem internacional do ministro Alexandre Padilha, a agenda com a comitiva caxiense deve ficar para o início do mês de junho.