O período oficial de atividades de 2024 da Câmara de Vereadores iniciou, oficialmente, nesta quinta-feira (1º). A manhã marcou a realização da primeira sessão ordinária do Legislativo, que acontecem de terça a quinta-feira. Como de praxe, o prefeito municipal participou da abertura dos trabalhos. Adiló Didomenico (PSDB) fez a leitura das metas do município para o ano diante do secretariado presente no plenário.
O chefe do Executivo municipal ocupou a tribuna para a exposição das metas para o ano por secretarias. O primeiro anuncio feito pelo prefeito foi de que um projeto para autorização de um empréstimo de R$ 40 milhões será destinado para a Câmara. O valor deve ser direcionado para a zeladoria do município, incluindo reparos, manutenções e pavimentações comunitárias.
Entre as metas citadas por Adiló estão: a publicação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural; desburocratização do Financiarte; licitação de empresa do A Casa é Sua; aprovação e homologação para garantia do Minha Casa, Minha Vida. Na área da saúde estão na lista a entrega de reformas de UBSs, inauguração da maternidade no Hospital Virvi Ramos, abertura de licitação para clinica de radiologia e odontologia e ampliação da telemedicina.
A Segurança Pública tem como meta o aprimoramento do Centro Integrado de Operações (Ciop). O setor de Obras deve focar na contratação de quatro tanques de contenção para águas pluviais, no Plano Municipal de Drenagem Urbana, revitalização do acesso ao Desvio Rizzo e da Estação Férrea, além de atenção a estradas municipais.
Adiló Didomenico finalizou a fala reafirmando o compromisso entre os poderes Executivo e Legislativo. O tucano destacou o retorno da Festa da Uva e a celebração da cultura e tradição.
O chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar a vereadora Tatiane Frizzo (PSDB) como líder de governo, no lugar de Lucas Diel (PDT). O vice de Tatiane será Elizandro Fiuza (Republicanos).
Para exposição dos projetos da Secretaria da Educação (Smed), o titular Edson da Rosa ocupou a tribuna. O secretário aproveitou para expor resultados e dados da pasta, entre eles o orçamento de R$ 680 milhões diante de 50 mil pessoas envolvidas. Edson da Rosa pontua que a prioridade da pasta é o aumento da gestão compartilhada e diminuição de vagas compradas. Ele destaca ações que estão sendo desenvolvidas.