A pré-estreia do Filó Cênico reuniu o melhor da tradição italiana desde os pratos típicos de uma das principais cozinhas de imigração no Brasil até a música que sempre esteve próxima dos imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha em 1875. No palco da pré-estreia do Filó Cênico, a apresentação do Grupo Teatral Miseri Coloni e do Girotondo, que chamou a atenção dos convidados e das autoridades presentes dando vida a tradição italiana e a mais uma edição da Festa das Colheitas 2025 que inicia nesta sexta-feira (07). Durante o evento cultural serão realizadas duas edições do Filó Cênico Musical – 150 Anos da Imigração Italiana. De acordo com o presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, o Filó foi e será para os visitantes uma experiência imersiva que transporta o público para os encontros comunitários dos primeiros imigrantes italianos na Serra Gaúcha, combinando teatro, música e gastronomia.
Uma demonstração da herança e da memória afetiva de um povo que contribuiu com o crescimento do Estado do Rio Grande do Sul pela sua perseverança e enfrentamento aos problemas sentidos e vividos. Foi nesse sentido, que a Secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araújo, representando o governador do Estado, Eduardo Leite na pré-estreia do Filó Cênico, atribuiu ao momento um ato que dignifica a herança cultural, em meio as comemorações dos 150 da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, em 2025.
O Filó Cênico volta a ser apresentado no Palco Principal, no Centro de Eventos da Festa da Uva, neste sábado (08) e no dia 14 de março (sexta-feira), sempre às 20h, durante a Festa das Colheitas. Os visitantes podem participar do Filó de forma gratuita, tendo custo apenas com a alimentação, caso queiram consumir algo entre as variadas opções disponíveis.
A Festa das Colheitas 2025 inicia nesta sexta-feira com a abertura oficial no Centro de Eventos da Festa da Uva a partir das 14h. A Festa ocorre de 7 a 23 de março, em Caxias do Sul, sempre às sextas, sábados e domingos, no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva. Nesta sexta (07), o Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos abre às 16h e, nas demais sextas-feiras, das 14h às 22h. Aos sábados e domingos, o evento ocorre das 10h às 22h. A entrada é gratuita, com estacionamento cobrado à parte.