Os gaúchos têm até o dia 26 de outubro para participar da votação popular do Fórum Democrático para o Desenvolvimento Regional, promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A votação ocorre pela Plataforma Digital de Participação Popular, disponível em gov.br/pactors25, onde cada cidadão pode escolher até dez propostas que ajudarão a definir o futuro sustentável do Estado.
A iniciativa integra o “Pacto RS 25 – O crescimento sustentável é agora!”, tema que guiará os trabalhos da Assembleia em 2025, e resulta de uma parceria entre o Fórum Democrático e a Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República.
Em entrevista ao Jornal da Caxias, o presidente da Assembleia, deputado Pepe Vargas (PT), destacou que o processo busca envolver a sociedade na formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, à redução das desigualdades e ao enfrentamento da crise climática.
O parlamentar ressaltou que “somando todos os recursos investidos para recuperar os estragos causados por eventos climáticos no Rio Grande do Sul, o total ultrapassa os R$ 200 bilhões. Só em trechos como a BR-116 e a BR-470, os danos exigiram mais de R$ 1 bilhão em investimentos”. Por isso, na visão do deputado é preciso debater com a comunidade regional, assuntos que possam envolver as medidas necessárias para que, em torno de novas problemáticas, eixos de ação e atuação sejam contemplados com a participação dos governos e suas instâncias, oficializando a busca por políticas de salvaguarda em relação a futuros problemas mediante a questão climática.
Segundo Pepe, em relação ao sistema on-line, a plataforma digital vai além de uma ferramenta de votação: oferece conteúdos informativos, documentos traduzidos e vídeos de seminários regionais, tornando o processo mais acessível e educativo.
Já em relação ao Fórum Democrático, o deputado explicou que foram realizados nove seminários regionais, incluindo um na Serra Gaúcha, em Caxias do Sul, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). As discussões envolveram temas como agricultura, indústria, energias renováveis, educação e combate às desigualdades sociais. Neste sentido, o presidente da Assembleia, reforçou que “o cidadão pode acessar a plataforma pelo celular e participar diretamente do futuro do Estado”. Na visão do político, com esse processo, o povo está ajudando a construir as soluções.
De acordo com o parlamentar, as propostas mais votadas serão reunidas no documento final do Fórum Democrático, que será entregue aos governos federal e estadual e servirá de base para projetos de lei na própria Assembleia Legislativa.
Encerrando a entrevista, o deputado aproveitou o momento para um convite aos caxienses para que participem no dia 26 de outubro, às 10h, no Centro Cívico de Caxias do Sul, de um show musical gratuito em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Estado com o apoio da Assembleia Legislativa. Segundo ele, é “preciso debater, propor soluções, mas também celebrar a história e a cultura”. De acordo com Pepe, esse será um evento emocionante para toda a comunidade.
A homenagem integra o projeto cultural Sarau do Solar, com apoio da UCS, e antecede outra grande ação da Assembleia: um espetáculo nas Missões, em dezembro, em comemoração aos 400 anos das Missões Guaraníticas.
Confira aqui a entrevista completa.