Dez grupos demonstraram interesse no processo licitatório da Parceria Público-Privada (PPP) da Educação Infantil de Caxias do Sul. Destes, cinco solicitaram a prorrogação do prazo para a entrega das propostas. A informação foi repassada na segunda-feira (12) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável por desenvolver o projeto junto ao município, ao secretário de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcus Vinicius Caberlon.
Com a solicitação, o prazo para a entrega das propostas, inicialmente previsto para 13 de junho, foi prorrogado para 27 do mesmo mês. Já a licitação, que será realizada por meio de leilão na Bolsa de Valores (B3), passou do dia 25 de junho para 8 de julho. Caberlon, que esteve em São Paulo na última semana, destacou que, diante dos pedidos, a administração pública compreende a necessidade de ampliar o prazo, considerando a complexidade do projeto. Segundo ele, a prorrogação não prejudica os trâmites e contribui para tornar o certame mais competitivo, com propostas mais bem elaboradas.
A concessão administrativa prevê a construção e a prestação de serviços em 31 unidades de educação infantil da rede municipal. A parceria terá duração de 25 anos, com expectativa de investimentos na ordem de R$ 570 milhões ao longo do período. Ao todo, são estimadas 7 mil novas vagas, com a meta de zerar a fila de espera tanto em creches quanto em pré-escolas. O edital do projeto foi lançado no dia 15 de abril.
A parte pedagógica das escolas continuará sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação (Smed), uma vez que a PPP contempla exclusivamente os aspectos estruturais e operacionais das unidades, não os pedagógicos.