Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Cultura 14/09/2018 | 21h16

Vereadores questionam criação da Orquestra Municipal de Acordeon


Vereadores questionam criação da Orquestra Municipal de Acordeon
Foto: Internet/ Divulgação

O projeto de lei de autoria do poder Executivo gerou dúvidas nos parlamentares. A partir disso, por unanimidade, o plenário da Casa aprovou nesta quinta-feira (13) um pedido de informações sobre a proposta de criação da Orquestra Municipal de Acordeon. No documento também é questionado o andamento de atividades desenvolvidas pela Unidade de Música da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). 

O requerimento de autoria coletiva partiu de discussão interna da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Vereadores. Conforme o presidente Paulo Périco (MDB), a proposta não esclarece a motivação concreta, nem mesmo a real necessidade de ser montado um grupo específico para apresentações de acordeon. Além disso, o emedebista entende que há falta de coerência da administração municipal em anunciar algo assim, após divulgar cortes de recursos para o Financiarte. 

Périco relata que a Comissão quer saber ainda se não seria possível utilizar músicos que compõem, atualmente, a Orquestra Municipal de Caxias do Sul, que é integrada por 60 profissionais. Outra indagação diz respeito às apresentações realizadas pela Orquestra em 2018, a agenda até o fim do ano e o andamento do projeto Concertos Didáticos nas escolas da rede pública. Os mesmos dados referentes ao Coral Municipal e a Companhia Municipal de Dança também integram o pedido de informações. 

A partir de agora, conforme a lei Orgânica do Município, a Prefeitura tem 30 dias para encaminhar as respostas aos vereadores.


Departamento de Jornalismo








Em breve
Nenhum jogo no momento.