Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Solenidade 18/09/2013 | 09h35

Quatro tradicionalistas são homenageados com medalha Honeyde Bertussi


Quatro tradicionalistas são homenageados com medalha Honeyde Bertussi
Foto: Luiz Claudio Farias
Reconhecer a importância de personalidades que contribuem para a preservação da cultura gauchesca em Caxias do Sul.Este é o propósito da medalha Honeyde Bertussi, que foi concedida a quatro tradicionalistas na noite desta terça-feira (17), em sessão solene no Legislativo caxiense.
 
Os nomes agraciados são Cleu Pelessari Camassola, Eloir Castilhos e Priscila Tissot, além da distinção especial para Elio da Rosa Xavier, o conhecido músico Porca Véia. Para o artista, ser lembrado pela Câmara de Vereadores é uma grande honra.
 
O tradicionalista Cleu Camassola é outro indicado a receber o prêmio. Ele fundou o CTG Rancho Velho e atualmente é capataz patrimonial da 25ª Região Tradicionalista. Ele afirma que foi uma surpresa ser indicado a receber o prêmio, considerando a grande quantidade de gaúchos que lutam pela preservação do tradicionalismo.
 
A Medalha Honeyde Bertussi foi instituída em 1998, a partir da iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello. O compositor, cantor e acordeonista gaúcho Honeyde Bertussi nasceu em 20 de fevereiro de 1923, em São Jorge da Mulada, distrito de Criúva. Honeyde iniciou a carreira artística em 1942, deixou centenas de composições e desenvolveu documentários sobre a cultura e a história gaúcha. Ele é considerado um pioneiro da música tradicionalista do Rio Grande Do Sul. Honeyde Bertussi morreu em 04 de Janeiro de 1996, em Porto Alegre.

Departamento de Jornalismo








Em breve
Nenhum jogo no momento.