Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Agricultura 16/04/2019 | 06h40

Produtores atingidos por temporal do final de semana devem ter graves prejuízos


Produtores atingidos por temporal do final de semana devem ter graves prejuízos
Foto: Ruan Alves / Divulgação

A Região da 6ª Légua foi a mais atingida no interior de Caxias do Sul pelo temporal deste final de semana, conforme o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. As produções de maçãs e de caquis teriam sido as mais prejudicadas pelo granizo e pelos fortes ventos. O dano se deu principalmente nas plantações de caqui, já que as frutas ainda estão no início de safra. Apesar de o número de produtores atingidos não ter sido alto, as famílias que sofreram com a tormenta devem ter grandes perdas. Haveriam casos, inclusive, de destruição total da área plantada. Outra preocupação do setor é quanto a qualidade do produto, que pode cair pelo acúmulo de gelo no último sábado (13).

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias, Rudimar Menegotto, comenta que os agricultores atingidos não devem ter como recuperar o prejuízo. Acrescenta que quem possui seguro para as plantações consegue amenizar as perdas./ Reforça que a ocorrência de granizo nesta época do ano, no início da colheita, sempre gera danos às frutas, afetando a qualidade das mesmas.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) estão realizando um levantamento das perdas geradas pelo mau tempo. Após o fechamento da coleta de dados é que a instituição vai poder liberar o apanhado completo dos resultados do evento climático.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.