Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Falecimento 29/07/2013 | 15h02

Prefeito em exercício decreta luto pela morte de Bernardino Conte


O prefeito em exercício Antonio Feldmann (PMDB) decretou, na manhã desta segunda-feira (29), luto oficial por três dias pela morte de Bernardino Conte.

O ex-prefeito interino de Caxias do Sul, Bernardino Conte, vai ser cremado em cerimônia no Crematório Metropolitano de Porto Alegre, às 19h. Conte que tinha 93 anos, sofria de insuficiência respiratória, e morreu por volta das 20h de domingo (28), na própria residência, na capital gaúcha.

Nascido no dia 21 de abril de 1920, na cidade de Garibaldi, Conte se mudou para o distrito de Forqueta em 1939. Já estabelecido em Caxias, casou-se com Virginia Maria Slomp.

Bernardino Conte ingressou na vida política em 1952, quando assumiu vaga como suplente no legislativo caxiense. Ele ficou na suplência até 1955, pelo PRP. Foi vereador também entre 1956 e 1963, por duas legislaturas.

Em primeiro de abril de 1959 assumiu interinamente o cargo de prefeito municipal. Atuou como chefe do poder Executivo até 31 de dezembro. De 1960 a 1961 exerceu a função de presidente da Câmara Municipal. Em 1962 foi candidato a deputado federal.

Bernardino logo se destacou na comunidade caxiense. Formado em Contabilidade e Ciências Jurídicas e Sociais, atuou em diferentes cargos na área industrial, comercial e política. Entre os principais, exerceu a função de diretor-presidente da Rodoviária Caxiaba S.A; foi diretor-presidente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul e presidente da Adisul.

Atuou também ativamente no setor vitivinícola, onde foi presidente da Federação de Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul e diretor da cooperativa Vinícola Forqueta Ltda. No cooperativismo, foi presidente da Associação das Cooperativas do Rio Grande do Sul, e vice-presidente da UNASCO – União Nacional das Cooperativas.

Foi também o presidente da AGERT – Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão, e atuou na presidência do Conselho de Administração da Festa Nacional da Uva. Em 1980 passou a ser o diretor do Jornal Pioneiro.

Em 12 de junho de 1991, Bernardino recebeu o título de cidadão caxiense na Câmara de Vereadores. A homenagem foi proposta pelo então vereador Guerino Pisoni Neto.

Bernardino Conte morava com a esposa Virginia Maria Slomp há duas décadas, em Porto Alegre. Bernardino e Virginia tiveram seis filhos, além de 13 netos e 2 bisnetos. Virginia Maria Slomp morreu no dia 30 de abril de 2013.

Departamento de Jornalismo








Em breve
Nenhum jogo no momento.