Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Serviço 14/09/2018 | 05h52

Macromedidores identificam perda e até fraudes na rede de água de Caxias do Sul


Macromedidores identificam perda e até fraudes na rede de água de Caxias do Sul
Foto: Assessoria de Imprensa Samae/ DIvulgação

O equipamento instalado pelo Samae contribui, principalmente, para indicar perdas de água no sistema de abastecimento. Conforme dados da autarquia, se comparados os sete primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2017, a redução de perdas foi de 3%. Isso significa volume de quase 41 litros por segundo no sistema de abastecimento.

O Samae instalou 37 macromedidores na cidade. O aparelho transmite os dados via telemetria para a Seção de Controle e Abastecimento da Divisão de Água. Todo dia é realizado o acompanhamento dos gráficos de vazão. Quando é observado consumo anormal, os técnicos do Samae vão investigar o local para realizar o conserto.

De acordo com o assessor especial da presidência da autarquia, Gerson Panarotto, a macromedição é uma forma de melhorar a qualidade do serviço prestado. Além disso, poder detectar ligações irregulares, que causam prejuízo aos cofres públicos.

Conforme Gerson Panarotto, a previsão do Samae é instalar mais 20 macromedidores em outros pontos do sistema de abastecimento até o final do ano. O macromedidor é um equipamento muito similar ao hidrômetro residencial, mas que possui a capacidade de fazer medições de grande vazão. O objetivo é avaliar a relação entre o volume produzido e o volume entregue ao consumidor.


Departamento de Jornalismo








Em breve
Nenhum jogo no momento.