Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Agilidade 06/12/2018 | 12h02

IGP passa a realizar perícias psicológicas e psiquiátricas em Caxias do Sul


IGP passa a realizar perícias psicológicas e psiquiátricas em Caxias do Sul
Foto: Edgar Vaz/Rádio Caxias

O Instituto Geral de Perícias (IGP) criou duas equipes volantes, sendo uma formada por um perito psicólogo e um psiquiatra, e outra com dois peritos psicólogos. O objetivo é atender a demanda da Polícia Civil em Caxias do Sul e cidades da região.

O diretor do IGP em Caxias, Airton Kraemer, considera esse tipo de perícia especialmente importante para inquéritos que envolvam crianças e adolescentes, vítimas de crimes como estupros e violência doméstica. "Essas vítimas, até pela idade, necessitam de um atendimento especial, para que possam ser formalizados os tipos de violências sofridas, principalmente estupro de vulnerável."

O diretor do IGP em Caxias do Sul explica que as perícias são feitas com o uso de uma técnica especial, com a realização de atividades que produzam uma reação positiva das vítimas na revelação das agressões sofridas. Kraemer acrescenta que o trabalho é importantíssimo para comprovar e formalizar, no inquério policial, as agressões sofridas. "A prova pericial é fundamental, principalmente em casos envolvendo esse tipo de vítima. Os laudos dão credibilidade aos depoimentos e são decisivos na tipificação dos crimes no andamentos dos inquéritos," destaca.

O trabalho pericial também ganha em agilidade, uma vez que, até então, os agendamentos eram feitos para atendimento em Porto Alegre, no Hospital Presidente Vargas, e demoravam no mínimo seis meses para serem realizados. Agora, os exames ocorrem sempre nas tardes de terça-feira, na sede do IGP, junto à Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Os agendamentos são feitas pela Policia Civil, de acordo com a demanda existente. As equipes volantes já estão atuando desde o início de dezembro. A cada vinda a Caxias do Sul são atendidas, no mínimo, dez vítimas.


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.