Rádio Caxias

Notícias



BRASIL

Rota 20/30 06/12/2018 | 15h05

Governo e indústria discutem futuro da fabricação de automóveis produzidos e comercializados no Brasil


Governo e indústria discutem futuro da fabricação de automóveis produzidos e comercializados no Brasil
Foto:Cleberson Portela/RádioCaxias

Na busca de esclarecer o funcionamento do programa “Rota 20/30” à cadeia produtiva de Caxias do Sul e Região, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), em parceria com o Governo do Estado, promoveu uma palestra que abordou detalhes sobre o tema.  O evento, realizado na tarde desta quarta-feira (05), lotou o auditório da entidade patronal. 

A secretária adjunta da Secretaria do Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, Margarete Gandini, explanou sobre as regras para a fabricação de automóveis produzidos e comercializados no Brasil nos próximos 15 anos.  Uma das principais questões levantadas foi em relação à eficiência energética, já que envolve o consumo de combustível e a emissão de poluentes.  A norma prevê que haja redução de 11% até 2022, em relação ao nível atual. 

A melhoria na competitividade foi outro ponto destacado durante o evento.  Conforme a coordenadora do programa de Mobilidade, Logística e Transporte do Estado, Maria Paula Merlotti, todas as empresas vão precisar trabalhar de forma alinhada, respeitando as diretrizes do Rota 20/30.  Ela relata que desde o início do ano o Rio Grande do Sul vem se preparando para esse aperfeiçoamento da cadeia automotiva, mas que as ações de fato vão começar a ser implementadas a partir do ano que vem. 

Mesmo que as metas ainda não tenham sido detalhadas, existe a previsão que até 2027 os carros incorporem tecnologias para auxiliar na condução do motorista. Além disso, vão passar a contar com mais itens de segurança.  Contudo, o Governo Federal ainda não informou o cronograma de implantação e a lista de itens que serão obrigatórios. 


Departamento de Jornalismo








Em breve
Nenhum jogo no momento.