Rádio Caxias

Notícias



AGENDA

História 08/02/2019 | 13h07

Exposição “Antunes e Ordovás: da cantina ao Centro de Cultura” abre nesta sexta-feira


Exposição “Antunes e Ordovás: da cantina ao Centro de Cultura” abre nesta sexta-feira
Foto: Acervo do Arquivo Histórico João Spadari Adami

A história da transformação de uma vinícola em centro cultural será contada, a partir desta sexta-feira (08/02), em Caxias do Sul. A exposição “Antunes e Ordovás: da cantina ao Centro de Cultura” remonta a trajetória do prédio centenário do bairro Panazzolo. A mostra é uma iniciativa da Unidade de Artes Visuais (UAV) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e abre para visitação a partir das 19h. A entrada é gratuita.
Para o curador da mostra, o jornalista Rodrigo Lopes, a exposição tem o papel de trazer ao conhecimento do público a importância cultural do espaço, por meio de fotografias, objetos, souvenires e maquinários utilizados ou fabricados nos anos de vinícola. “A ideia é que a mostra resgate depoimentos e memórias de pessoas que passaram pelo local, seja a trabalho ou como testemunha da história da cantina, no bairro Panazzolo e arredores. Posteriormente, todo o conjunto exposto deverá ser transformado em um novo Memorial da Cantina Antunes, que hoje já existe dentro do Ordovás e será ampliado”, adianta.
Para tornar esse resgate histórico ainda mais atrativo, a instalação também apresentará uma projeção de 15 minutos com imagens integrantes do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. A seleção do material é do historiador e servidor municipal Mário Tomazoni e abrange desde a chegada dos Antunes a Caxias do Sul até seu declínio no final dos anos 1970, com o abandono do prédio e, posteriormente, o trabalho de revitalização do espaço. Esse material será acompanhado por áudios de ex-funcionários, que relataram suas vivências ao Banco de Memória Oral, também do Arquivo Histórico.
A diretora do Centro de Cultura Ordovás, Claudete Maria Taiarol Travi, afirma que a revitalização do Memorial da Cantina Antunes proporcionará o resgate de um momento importante da cidade. “Ampliar o olhar sobre a memória desse local no ano que sua ocupação pela cultura chega à maioridade, por meio da história das pessoas que ajudaram a moldar o centro, é reconhecer que a união entre patrimônio, educação e cultura nos conduz ao entendimento da formação social de nossa cidade contemporânea”, declara.
O período de visitação da mostra segue até o dia 03 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, com visitas guiadas às 10h e às 15h. Nos finais de semana e feriados, a exposição pode ser conferida das 16h às 22h. Para grandes grupos e escolas, é necessário um agendamento prévio pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br. A exposição também integra a programação cultural da Festa Nacional da Uva, que abre no dia 22 de fevereiro.

Histórico
O Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho é um centro cultural do município de Caxias do Sul, mantido pela Prefeitura, por meio da SMC. O nome é uma homenagem ao médico caxiense Henrique Ordovás Filho que exerceu atividades comunitárias, humanistas e filantrópicas, principalmente na área pediátrica.
O complexo foi inaugurado em 9 de outubro de 2001, ocupando os prédios históricos da antiga Cantina Antunes, fundada em 1865 em Porto Alegre. A empresa teve seu apogeu entre as décadas de 1930 e 1950. Filho do português Luiz Antunes, o empresário Armando Luiz Antunes mudou-se para a cidade de Caxias do Sul disposto a abrir uma filial da empresa, em 1913.
Junto ao complexo do bairro Panazzolo, Armando construiu um amplo casarão de madeira para morar com a esposa, Jandira Neves, e as quatro filhas: Noêmia, as gêmeas Ilka e Ilza, e Nilza. Posteriormente, foi erguida a casa em alvenaria existente até hoje. As constantes crises do setor registradas entre os anos 1960 e 1980 contribuíram para o fechamento da empresa, em 1982. Dívidas decorrentes de impostos com a União resultaram em um leilão de praticamente todo o maquinário e equipamentos. Em 1988, o prédio e a área foram cedidos pela Fazenda Nacional e passaram a pertencer ao Município de Caxias do Sul.

 

Assessoria de Imprensa - SMC









Em breve
Nenhum jogo no momento.