Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Pautas 15/04/2019 | 19h30

Demandas por infraestrutura da Saúde de Caxias devem ser encaminhadas para a Conferência Estadual


Demandas por infraestrutura da Saúde de Caxias devem ser encaminhadas para a Conferência Estadual
Foto: Mateus Argenta / Divulgação

A Conferência Municipal da Saúde (CMS) teve mais de 200 demandas protocoladas. Destas, foram selecionadas 15 demandas, que devem ser encaminhadas para a Conferência Estadual. Dentre as pautas consideradas mais importantes pelo Conselho de Saúde de Caxias do Sul estão algumas cobranças referentes à infraestrutura de serviços da área. É o caso da reivindicação da abertura imediata das unidades básicas de Saúde (UBSs) Reolon, São Vicente e Cristo Redentor. Todos os postos já foram finalizados, faltando a instalação de equipamentos e a contratação de profissionais para os locais. Outro encaminhamento destacado é o pedido por descentralização da Farmácia Especializada, que atualmente fica na Rua Sinimbu, no Centro do Município. Há cobrança ainda pela finalização das obras do Hospital Infantil do Hospital Geral (HG).

Além destes tópicos, a Conferência também aprovou o envio de um pedido para revogação da emenda constitucional de 2016 que define teto para investimentos públicos. Todas as pautas vão entrar em debate na Conferência Estadual de Saúde, que ocorre de 24 a 26 de maio.

O presidente do Conselho Municipal, Alexandre Silva, destaca outra proposta que vai ser levada para o debate em nível de Estado. A sugestão se refere a possível compra de equipamentos para leitos de Unidades de Tratamento Intensivo. Conforme ele, apenas no Hospital Pompéia se gasta até R$ 1,8 milhão no aluguel de aparelhos, salientando ainda os altos gastos anuais do Rio Grande do Sul com a locação. Silva revela que a indicação consiste em uma sugestão de financiamento dos leitos por parte da empresa que concede os equipamentos para o Estado. Considera que a proposta é boa e expõe a expectativa de que o governador Eduardo Leite (PSDB) aceite discutir a demanda.

A Conferência Municipal ainda aprovou o encaminhamento de nota de repúdio contra a Prefeitura de Caxias do Sul, que não participou do encontro. A nota também vai conter crítica ao Executivo pelo impedimento de realização de pré conferências nas UBSs do Município.

O Conselho Municipal de Saúde está buscando encontros com representantes do Governo do Estado e com deputados estaduais de Caxias e da Serra Gaúcha. Nas agendas devem ser apresentadas as carências de Saúde da cidade. O trabalho é feito com a expectativa de encaminhamentos em prol das reivindicações da entidade para os serviços do Sistema Único de Saúde caxiense.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.