Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Atendimento 07/12/2018 | 13h20

Coordenadora estima que medicamentos cheguem na próxima semana na farmácia do CES


Coordenadora estima que medicamentos cheguem na próxima semana na farmácia do CES
Foto: Divulgação

Os medicamentos que estão em falta na farmácia do Centro Especializado de Saúde (CES) devem ser entregues para o Estado na próxima quarta-feira (12). A informação é da titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Solange Sonda.

No início desta semana, familiares de Francisco Bastian, 48 anos, reclamaram à reportagem da Rádio Caxias, que o estabelecimento não tinha para oferecer o genérico Olanzapina, usado para o tratamento de esquizofrenia. Bastian estaria há alguns dias sem o remédio.

Solange explica que este medicamento é de responsabilidade do Ministério da Saúde e que o Governo do Estado apenas realiza o repasse. Sem estimar quais e quantos, admite que outros fármacos podem estar na mesma situação. Ela informa que havia previsão de envio de medicamentos por parte da União nos dias 09 e 22 de novembro, e que o Ministério alegou atraso do laboratório responsável pelos itens.

Solange afirma que, em casos como este a Coordenadoria está à disposição para ajudar a comunidade. Ela afirma que assim que os remédios chegarem serão encaminhados ao Município.

A coordenadora coloca o telefone funcional (54) 98405.1620 à disposição da comunidade. Contudo, pondera que devido ao processo burocrático de redistribuição, os medicamentos podem não chegar no mesmo dia ao CES.

Segundo a Coordenadoria, a medicação destinada para o Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade pode ser oriunda do Município, Estado e também da União.

 


Departamento de Jornalismo








Em breve
Nenhum jogo no momento.